palestras

Saiba mais sobre Cosme Massi, O palestrante.

Olá amigos!

Nesta página, descrevemos algumas das palestras e seminários que fizemos ao longo dos anos de estudos e apresentações espíritas. Trazemos aqui alguns temas e uma breve descrição do que falamos durante as apresentações.

Diversos dos temas que apresento estão disponíveis gratuitamente na internet de maneira geral, no meu Canal do Youtube, nos canais de várias Casas Espíritas que estivemos pelo Brasil, bem como em DVDs no site da Editora Nobiltà e também em nosso canal de vídeos Clube Kardec:
www.nobilta.com.br | www.clubekardec.com.br

Dirigentes espíritas, coordenadores de estudos, curiosos sobre o Espiritismo, estudiosos de todas as idades e diferentes níveis de estudo do pensamento e das obras de Allan Kardec, podem utilizar-se deste meio a fim de escolher os temas de seu interesse.

Caso tenham algum tema de interesse para que eu trabalhe ou alguma outra sugestão, podem nos enviar aqui por meio de nosso contato. Será muito construtivo atendê-los naquilo que for possível.
Entre em Contato

Estamos sempre ao seu dispor!

Grande abraço.

Cosme Massi

palestras de cosme massi

conheça as as palestras de cosme massi

Apresenta os principais fundamentos da prece segundo o Espiritismo, sua qualidade, importância e eficácia.
Tempo médio: 60 a 90 minutos
Duração: 60 minutos (1 hora)
Caridade, uma nova abordagem. Por que a caridade resume todos os deveres do Homem para com seu próximo? E como ela se relaciona com as três faculdades fundamentais do indivíduo: pensamento, sentimento e vontade.

Tempo médio: 60 a 90 minutos
Duração:
O que é o livre-arbítrio na visão Espírita e a sua relação com o princípio da "não-retrogradação" da alma.


Duração:

Para onde vamos? Um comparativo entre a resposta dada pelo Espiritismo e a resposta dada por outras doutrinas espiritualistas.


Duração:

Compara a ética das virtudes com as éticas dentológicas e as utilitaristas. Explica o conceito de virtude segundo a filosofia e o Espiritismo.


Duração:
Analisa as principais características dessas duas virtudes tanto do ponto de vista da filosofia moral quanto do Espiritismo.
Duração:

O que é justiça? Os conceitos de legalidade e equidade. Por que mesmo sendo justos ainda precisamos da amizade?


Duração:

Apresenta o conceito espírita de felicidade e analisa as principais características da felicidade dos Espíritos Bons.


Duração:

Analisa o conceito de religião, procurando responder à pergunta "O Espiritismo é uma religião? ", seguindo os textos de Allan Kardec.


Duração:
Apresenta os principais fundamentos da prece segundo o Espiritismo, sua qualidade, importância e eficácia.
Duração:

Analisa os principais tipos de mediunidade e suas relações com o desenvolvimento moral do médium.


Duração:
Discute o verdadeiro caráter do Espiritismo, conforme foi estabelecido por Allan Kardec no primeiro capítulo da obra “A Gênese”.
Duração:
O que nos possibilita uma consciência tranquila? As relações da virtude e da justiça, divina com a consciência tranquila e a fé no futuro.
Duração:
O que é expiação? O que são provas? As relações entre provas e expiações, causas anteriores e atuais dos sofrimentos e aflições.
Duração:
O que são as paixões da alma? O papel da paixões da alma na conquista das virtudes e na eliminação do vícios. Quais as relações entre sentimentos, emoções e paixões? Como controlar nossas paixões?
Duração:

O que é prudência? O que é moderação? As relações entre essas virtudes e a conquista do equilíbrio na vida material e moral.


Duração:

A lógica do processo de encarnação. Objetivos, necessidades e limites da encarnação e o esquecimento do passado.


Duração:
O que é o DESEJO e o que é a VONTADE na filosofia moral e espírita? O papel desempenhado pelo desejo e pela vontade no progresso moral da alma. Como utilizar a vontade para vencer as más inclinações e dominar as paixões?
Duração:

Quem é Jesus na Visão Espírita? Espírito puro, Espírito de Verdade, guia e o modelo da humanidade.


Duração:
Apresenta uma análise inédita da estrutura da obra de Kardec “O céu e o Inferno” e sua importância para a compreensão do Espiritismo.

Duração:
Estuda as leis que regulam as penas e recompensas futuras. A justiça divina e sua aplicação.
Duração:
O que é moral? Atos morais, amorais e imorais. A ética das virtudes, o dever e a felicidade. A exigente moral espírita.
Duração:
Como realizar o autoconhecimento? O papel do conhecimento de si mesmo para o progresso individual.
Duração:
As características, as causas e os tratamentos das obsessões. A ação dos Espíritos nos fenômenos da possessão.
Duração:
Qual a felicidade possível na Terra? A consciência tranquila e a fé no futuro como condição mínima para a felicidade moral dos Homens. As relações entre a justiça e a felicidade humana. A virtude da justiça e a justiça Divina são os elementos fundamentais para a felicidade.
Duração:
Estudo da 3ª parte de O Livro dos Espíritos, apresentaremos o tema "AS VIRTUDES E OS VÍCIOS”. Inicialmente, forneceremos a ordem didática do capítulo. Discutiremos também os elementos fundamentais das virtudes e dos vícios segundo Allan Kardec. Aprofundaremos o conceito de desinteresse na caracterização das virtudes.



Duração:
Entenderemos o conceito e as origens do egoísmo e o porquê de ser denominado "filho do orgulho". Para a filosofia materialista é impossível eliminá-lo da condição humana. Mostraremos como o Espiritismo prova as possibilidades de sua eliminação e quais são as razões da caridade ser considerada sua virtude correspondentemente oposta.
Duração:
O que é o homem de bem? Quais são suas principais características? Discutiremos as relações entre as virtudes e o homem de bem, bem com suas relações com o conceito de Espírito bom da escala espirita.



Duração:
Como estudar as obras de Allan Kardec segundo o capitulo do Método de O Livro dos Médiuns e também sobre a importância e o papel da Revista Espírita na compreensão das obras fundamentais do Espiritismo.



Duração:
As publicações de Kardec de 1858 a 1869. As características fundamentais das obras de Kardec: a)simplicidade e profundidade; b)consistência e completude; c)coerência lógica; d)progressividade. As obras de Kardec como demonstração de como é possível construir, com todo o rigor e método, uma genuína ciência da alma. A grandiosidade de Kardec, seu caráter, sua sabedoria e sua missão.
Duração:
Allan Kardec produziu 32 publicações, entre livros, opúsculos, artigos, separatas, etc. Dessas publicações, destacamos 21 livros. Vamos apresentar os textos dos Espíritos, contidos nas obras de Kardec, que apresentam o perfil de Kardec e porque podemos afirmar que Allan Kardec é um Espirito Superior da escala espírita.
Duração:
As qualidades morais exigidas para o desempenho de sua missão. O respeito e a admiração dos Espíritos por ele. A sintonia permanente de Kardec com o Espirito de Verdade. Sua pratica constante da caridade para com todos. Suas qualidades de Espirito Superior. As relações de Kardec com Elias ou João Batista. Sua liderança e responsabilidade na criação da doutrina espirita.
Duração:
Neste seminário diferenciado sobre esta, que é a maior e mais completa obra de Allan Kardec, sua estrutura e ordem didática geral. Trataremos de questões complexas sobre traduções. Origem e progressão dos Espíritos. Escala Espírita a partir da criação no estado de "simples e ignorantes". As relações entre verdade e certeza. A profundidade da obra, especialmente de questões como a 228. O estudo das principais propriedades do Perispírito relacionadas ao princípio da não retrogradação da alma.
Duração: 180 minutos (3 horas)
Neste seminário tratamos desta, que é a mais completa obra de Allan Kardec, por conter os princípios fundamentais da ciência e filosofia espíritas. Explicarei por que O Livro dos Espíritos contém toda a doutrina espírita e a sua ordem didática a fim de contribuir para seus estudos de Espiritismo.



Duração: de 90 minutos a 120 minutos

No Livro dos Espíritos Allan Kardec escreveu: “Como especialidade, o Livro dos Espíritos contém a doutrina espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta.” e escreve também: "Só a ordem e a distribuição metódica das matérias, assim como as notas e a forma de algumas partes da redação constituem obra daquele que recebeu a missão de os publicar.”

As expressões ordem e distribuição metódica sublinhadas no texto acima são por demais sugestivas. Indicam que Kardec escreveu a obra fundamental da Doutrina Espírita segundo uma sistemática que é, ao mesmo tempo, filosófica, lógica e didaticamente bem ordenada.

É sobre esta ordem que Cosme Massi apresenta em seu seminário, uma forma simples e didática de estudar essa obra magna do Espiritismo.


[1] O Livro do Espíritos, Introdução, item I



Duração: de 90 minutos a 120 minutos
Nesta palestra, abordamos um notável artigo de Kardec que sintetiza, de forma simples e profunda, os principais ensinamentos do Espiritismo. Em dez itens Kardec resume os princípios e seus resultados, mostrando a abrangência e a importância do novo conhecimento espirita. Estudo aprofundado da Doutrina Espírita.
Duração:
Neste seminário, apresentamos a Revista Espírita e sua importância para a construção do Espiritismo. O conteúdo rico e profundo sobre os fenômenos, sobre os princípios fundamentais, sobre o movimento espírita do mundo e sobre os Espíritos e os Espíritas. Estudar a Revista é fundamental para a compreensão das demais obras de Kardec.
Duração: de 90 minutos a 120 minutos
A Revista Espírita é a principal fonte para a história do Movimento Espírita nascente e seus protagonistas: sua importância como obra fundamental para a compreensão da Doutrina Espírita. Demonstrarei como a Revista ajuda a entender os princípios espíritas fundamentais; Como nos apresenta o processo de construção e evolução da Ciência Espírita, evidenciando de forma clara a superioridade de Allan Kardec.
Duração: de 90 minutos a 120 minutos
Definição do conceito da Mediunidade. Tipos de Médiuns. A importância dos Anjos Guardiães na formação do médium.



Duração: 90 minutos (1,5 horas)
Mostraremos nesse seminário: 1) que o Espiritismo é ao mesmo tempo uma CIÊNCIA e uma FILOSOFIA, no sentido usual dos termos; e uma RELIGIÃO, no sentido filosófico do termo. - 2) E que, como ciência experimental, o Espiritismo faz uso da mediunidade como seu principal "laboratório" de estudos e pesquisas.



Duração: 120 minutos (2 horas)
Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, item 625, apresenta Jesus como o Espírito mais perfeito, oferecido por Deus à humanidade como seu guia e modelo. O que a Escala Espírita tem haver com esse item? Qual a relação entre Jesus, o Espírito de Verdade e Allan Kardec? Para finalizar, apresentarei as relações entre Jesus e o Consolador prometido: o Espiritismo. É sempre uma grande honra falar de Jesus.
Duração: 120 minutos (2 horas)
Nesta palestra apresentamos a estrutura didática da obra O Céu e o Inferno e sua relação com O Livro dos Espíritos. Trabalharemos especialmente com o primeiro capítulo da primeira parte da obra: "O Futuro e o Nada".
Duração: de 60 a 90 minutos
Nesta palestra Cosme Massi analisa o capítulo da obra kardequiana que contém frases que soam "estranhas" e que foram atribuídas à Jesus no Novo Testamento, por exemplo, "Abandonar pai, mãe e filho”; "Odiar os pais”; "Deixar aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos”; "Não vim trazer a paz, mas, a divisão”. Kardec nos auxilia na compreensão dessa moral nada convencional. Afinal de contas, frases metafóricas devem ser interpretadas utilizando-se de alguma teoria, neste caso, a teoria espírita, o Espiritismo.

Duração: de 60 a 90 minutos
Neste seminário, apresentamos uma visão geral do Espiritismo por meio das 5 obras fundamentais de Allan Kardec e dos Espíritos Superiores, sua ordem didática, clareza, profundidade e grandiosidade:
O Livro dos Espíritos (1857/1860)
O Livro dos Médiuns (1861)
O Evangelho segundo o Espiritismo (1864/1865)
O Céu e o Inferno (1865)
A Gênese (1868)
Duração: de 90 minutos a 120 minutos

Nobiltà Empreendimentos Educacionais Ltda - 2017 © Todos os Direitos Reservados